Direção Artistica

Albino José Maia Teixeira

albino

Nasceu a 26 de Março de 1967, natural da freguesia de Gueifães. Desde cedo escolheu o gosto pela música, tendo entrado na escola de música da Banda Marcial de Gueifães aos oito anos, iniciando o seu percurso como instrumentista em trompete aos dez anos de idade, na festa da terra. Manteve-se nas fileiras da Banda como trompetista até Novembro de 2002

Em 1988, integrou-se na Banda da Região Militar do Norte como trompetista até ao ano de 1990 tendo logo após, ingressado na Polícia de Segurança Pública. Em 1991, já na cidade do Porto, passou a fazer parte da Banda de Música do Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública do Porto como executante de trompete, que se manteve até ao ano de 2002, com uma interrupção em 1995 para frequentar o curso de promoção a subchefe da Polícia.

Em 2002, foi convidado para assumir a regência da Banda de Música do Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública do Porto, cargo que aceitou, sendo ainda o seu actual Chefe.

Frequentou e concluiu o Curso Regional de Regência de Bandas Filarmónicas pelo Inatel (2002), em Paços de Ferreira, sob a orientação dos maestros e professores: José Pedro Figueiredo, Francisco Ferreira e Tristão Nogueira.

Frequentou e concluiu o 2.º Curso de Direcção de Bandas Filarmónicas (2004), em Travassô-Águeda, sob a orientação do maestro irlandês Robert Houlihan, assistido pelos maestros e professores: Paulo Marques, Adelino Mota e José Pedro Figueiredo.